Nossos programas para Ambientes Educacionais
As tarefas de construção de uma democracia social e política de um país são de responsabilidade dos organismos vivos de atuação na sociedade, o Ensino Superior é apenas uma delas. Mas, este tem um papel insubstituível quando se trata da preparação das gerações atuais e futuras, preparando-as para serem agentes de mudanças impostas pelas transformações sociais e tecnológicas.
Novas tecnologias educacionais e a visão comportamentalista das modernas metodologias de aprendizagem e das formas de organização do trabalho, estão relacionadas às necessidades de qualificação diferenciada dos profissionais (Professores e Gestores Educacionais) que serão participantes ativos na construção de um novo futuro para o país.
O Ipraxis desenvolve programas e projetos de suporte às instituições de Ensino Superior, respeitando critérios de qualidade, normatizações legais, segurança e de otimização de recursos disponibilizados em seus objetivos estratégicos.

Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento que traça o perfil da Instituição, onde estão definidas a missão e as estratégias para atingir suas metas e objetivos, conferindo-lhe identidade e intenções comuns a toda comunidade acadêmica envolvida enquanto o PPPI deve ser a declaração da identidade institucional, uma explicitação da linha filosófico-pedagógica que fundamenta todos os cursos, programas e projetos da instituição de Ensino.

Projetos Pedagógicos de Cursos PPC – revisão/novos cursos: Tecnológico, Graduação e Pós-graduação (modalidades: presencial e EAD)
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a concepção dos cursos Tecnológicos, de Graduação e Pós graduação, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem da Graduação, respeitando os ditames das legislações Governamentais que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso.

Sistemas de Avaliação Institucional
O sistema de Avaliação Institucional tem como objetivos específicos a tarefa de sensibilizar, constantemente, os diferentes segmentos da instituição: Professores, funcionários e alunos, para a importância da avaliação como um dos instrumentos de melhoria da qualidade e como recurso a ser utilizado para a prestação de contas aos próprios alunos, seus pais e a sociedade em que a Instituição está inserida. Ainda, diagnosticar, permanentemente, as atividades curriculares e extracurriculares a fim de verificar de que maneira elas atendem as necessidades do mercado de trabalho. E, por fim propor ajustes nos projetos pedagógicos, ouvindo os alunos, professores e funcionários, estimulando-os a participarem ativamente do processo.

Projeto da Comissão Permanente de Avaliação – CPA
Toda instituição concernente ao nível educacional, pública ou privada, de acordo com legislação específica sobre o tema, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelos órgãos governamentais sobre a Educação Superior e que devem obedecer as diretrizes de constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos e a atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Revisão e construção do Regimento Acadêmico
O Regimento Acadêmico é um documento que estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar, assegurando a legitimidade do Projeto Político Pedagógico. A possibilidade do trabalho com o coletivo escolar sobre o referido assunto traz à tona as dificuldades na elaboração “coletiva” do documento proposto, amparadas nos atos legais, sobre a melhor forma de realizar o compromisso profissional e a efetivação do processo de ensino aprendizagem, a partir dos pressupostos teórico metodológicos da gestão democrática. Dessa forma, desenvolvemos ações com a comunidade escolar, professores, pedagogos, diretores, dando ênfase ao Regimento Acadêmico, enquanto documento que orienta a participação do coletivo nas ações da instituição, oportunizando espaços de estudos e reflexões acerca da importância da atuação do coletivo numa perspectiva democrática, propiciando momentos de interação e troca de experiências. Após levantamento de dados empíricos, serão socializados e analisados pelo coletivo para tentar amenizar e propor sugestões.

Núcleo Docente Estruturante - NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE), de natureza consultiva, tem por finalidade assessorar o Colegiado de Curso em assuntos de natureza acadêmica, alterações de matriz curricular, além de outros assuntos relacionados à consolidação e contínua avaliação e atualização da matriz curricular. contribuir para a consolidação do perfil do egresso do curso. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo e pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação, são os principais objetivos do NDE.

Secretaria de Registros Acadêmicos e Gestão de Informação
Secretaria de Registro Acadêmico e Gestão da Informação é um órgão apoio à Direção Geral da instituição e a ela está subordinada e tem como atividade fundamental operacionalizar os registros e os controles acadêmicos corretamente, de acordo com a legislação educacional e as normas internas da Instituição. Os registros e controles acadêmicos começam no ingresso do estudante na Instituição e terminam com a expedição do diploma. Entretanto, a manutenção dos registros é permanente e não poderão ser eliminados ou descartados. É extremamente importante que esses registros sejam realizados de modo a garantir, não só o cumprimento da legislação educacional, mas também gerando informações de qualidade e integridade para a instituição e para os estudantes.